Urbi Mobilidade

NOTÍCIAS

Categorias
Todas
Informativos
Urbi News
Capa da notícia
Publicado em 15/07/2020

Pesquisa tenta melhorar segurança em acessos ao transporte público

Usuários do transporte público coletivo do Distrito Federal já podem participar da pesquisa sobre segurança em espaços públicos, como paradas de ônibus e passagens subterrâneas. A pesquisa é feita pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), que a disponibilizou no site institucional. Moradores de qualquer região administrativa podem participar.

Ao responder o questionário, disponível na página da Semob (clique aqui para participar da pesquisa), o usuário auxiliará o poder público a identificar possíveis melhorias para o acesso ao transporte público e para o uso de passagens subterrâneas. A pesquisa envolve questões sobre a frequência dos deslocamentos a pé e de uso do transporte público.

Os usuários poderão informar sobre a segurança e dizer por quais motivos se sentem inseguros nesses locais, além de dar sugestões para melhorias nesses espaços públicos. A pesquisa indaga ainda se o usuário gostaria de participar de algum programa ou projeto para melhorar a passagem subterrânea, e como a pessoa gostaria que tal participação fosse feita.

Uma das principais preocupações da pesquisa é identificar possíveis contribuições para pessoas que fazem a travessia entre as quadras 100 e 200. Para melhorar a segurança de deslocamento nesses locais, a Semob conta com a parceria da Administração Regional do Plano Piloto e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O usuário que tiver interesse no tema e quiser mais informações sobre o programa poderá indicar um e-mail para contato.

A pesquisa faz parte do programa Urban Challenge in Latin America, que tem a participação do Governo do Distrito Federal. O projeto é organizado pelo Instituto Sueco, com apoio do Impact HUB, e reúne Brasil, Colômbia e México no objetivo de identificar problemas que envolvam transporte público e desenvolver dados e estratégias de solução.

No Distrito Federal o projeto é coordenado pela Semob com participação da Administração Regional do Plano Piloto, da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Relações Internacionais do GDF.

 

Fonte: Agência Brasília * Com informações da Semob
Imagem: Arquivo Agência Brasília