[719x372].jpg)
Manutenção diária e vistorias garantem segurança ao passageiro Urbi
Mais de 250 profissionais realizam manutenção preventiva e corretiva dos ônibus da frota
A Urbi Mobilidade Urbana possui 520 veículos, entre micro-ônibus, convencionais e articulados, e transporta cerca de 115 mil passageiros, diariamente (número que, antes da pandemia de coronavírus, chegava à marca de 220 mil pessoas). O que muita gente não sabe é que, para manter tantas rodas em movimento, a empresa não conta apenas com motoristas, cobradores e despachantes, mas também com uma grande equipe de apoio à atividade operacional.
Um dos “braços” dessa equipe é a de manutenção de veículos. Com mecânicos, auxiliares de mecânicos, eletricistas, lavadores, frentistas, borracheiros, lanterneiros, entre várias outras funções, a equipe conta com mais de 250 profissionais que realizam a manutenção preventiva e corretiva dos ônibus da frota, para garantir higiene, segurança e conforto aos clientes do transporte coletivo da Urbi.
Diariamente, cerca de 490 ônibus são liberados para operação (o restante é reservado para repor veículos que precisam de reparos). Desses, cerca de 120 acabam necessitando de manutenção corretiva no decorrer do dia, e todos passam por lavagem e abastecimento de diesel, segundo informações do setor de manutenção.
Já a manutenção preventiva, de acordo com o coordenador de performance veicular, Mário Júnior, é realizada nos veículos a cada 25.000 km rodados, sendo estes vistoriados pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, a cada 90 dias.
“Na manutenção preventiva, os ônibus passam pela verificação de sistema de freios, motor, parte de transmissão, pneus, sistema elétrico e carroceria. Todos esses itens também são rigorosamente vistoriados pela Semob”, explica o coordenador que acredita que a cena do ônibus quebrado na beira da pista está cada vez menos comum.